quinta-feira, 30 de junho de 2011

Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor

Dicas Decoração Casa Feliz


A casa é o seu território, o seu espaço de expressões, livre de julgamentos. Por isso, nada mais certo do que decorá-la respeitando a sua pessoa: os seus gostos, personalidade e ritmo.



30 Dicas de Decoração


Sugiro os seguintes passos fundamentais para viver feliz e fazer da sua casa um lar cheio de Cor:


1.Uma base neutra favorece misturas
Um chão ou piso no tom areia permite destacar peças folheadas a ouro e prata, tal como os espelhos, assim como permite que um aparador moderno contraste com poltronas.

2. Conforto individual
Os sofás na sala de estar devem permitir que todos se vejam... e comuniquem o sofá deve ajudar na comunicação e não no oposto, aquando estes se encontram unicamente virados para a televisão. O sofá é um elemento da decoração que por ele próprio cria conforto, e ao ajudar a relaxar deve permitir também excelentes momentos de comunicação e partilha de pensamentos pessoais com a família....

Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor

3.Símbolos de Fé
Não importa qual seja a sua religião, tenha por perto as imagens que lhe transmitem confiança, paz e esperança,  pois, a fé é importante para dar um sentimento de protecção. Cada um coloca os seus símbolos religiosos no lugar da casa que acha melhor. E não se importe com o que os outros vão pensar... A casa é sua...a decoração e crenças são suas...todos nós devemos respeitar a crença de cada um, sem julgamentos... e também só lá entra quem você deixar....

Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor

4. Beleza sustentável
A consciência ecológica já se tornou um facto, portanto, o reaproveitamento de materiais é uma maneira de fazer a sua quota-parte. A quantidade de livros e revistas velhos já assustavam e a parede estava vazia... pois é... criou-se um espelho com esses livros e revistas.... e deu-se um grande impacto naquela parede, para além da reflexão de luz....
Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor


5.Heranças de valor sentimental
A manta de crochet bordada pela sua avó e a louça que frequentou a casa da sua mãe têm lugar na sua decoração. Encontre a melhor forma de usá-las para que todos possam vivenciar essas histórias de família. a nossa família é o nosso bem mais precioso....


Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor
Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor 


Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor


6.Aromas dão identidade
O cheiro preferido pode ser estimulante ou relaxante. Para isso, existem essências fáceis de manipular que devem ser usadas quando se entra em casa e de acordo com a ocasião. Se você gosta do cheiro do bosque, use uma essência de eucalipto ou erva-cidreira. Também pode acender um incenso ou colocar flores perfumadas. “Depois da limpeza da casa, o incenso purifica as energias”.


7.O toque da madeira
As imperfeições da madeira são perfeitas porque foram causadas pela natureza. Trincas, furos e manchas só tornam a peça mais bonita. No apartamento, os móveis ficam in natura, sem tratamento. A madeira também precisa de respirar para  manter o seu toque natural. Os bambús da parede apesar de envernizados para evitar bichos e ter resistência ao calor da iluminação, mantêm o seu aspecto natural, tal como a cadeira e banco, guardam os seus furos naturais e as suas rachaduras de prancha. O mesmo acontece com a mesinha de cabeceira em tronco e a cabeceira da cama em pinho.


Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor


Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor


Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor

8.Organização facilita o dia-a-dia
Livros e objectos de uso frequente devem ficar à mão, separados por interesse. O mesmo, processo serve para todos as cômodas, das gavetas de roupas aos documentos no escritório. O exercício de arrumar a casa ajuda a reestruturá-las mentalmente.

9.A simetria não precisa ser óbvia
Criar uma relação entre os elementos dá equilíbrio para o ambiente e o espaço fica mais leve, suave e aconchegante. No escritório (foto), o número de lustres acompanha a quantidade de prateleiras da estante, de forma a ser ainda mais fácil a identificação do que procura. Para o acesso rápido e de modo a facilitar a sua deslocação há uma pequena escada incorporada na estante. .


Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor

10.Peças únicas, feitas por você, personalizam a casa
É fundamental que a casa tenha a cara do dono e seja um espaço de experimentação. Não é preciso comprar peças caras, mas sim as que têm realmente valor pessoal.

Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor
Feito à mão por: Isabel Ferreira http://brincosartesanais.blogspot.com/search/label/brincos



11.menos é mais
Quando os espaços são apertados e abafados, as pessoas têm mais tendência para brigarem nos espaços. É importante colocar poucos móveis, principalmente em ambientes pequenos. A fluidez da circulação traz bem-estar. A proporção das peças não deve roubar espaço. Tenha apenas o que você usa e evite acumular coisas em cima da mesa ou roupas na poltrona. Os móveis estão ali para a servir e não para a atrapalhar.

12.Brinque com os sentidos
A objectos que colocamos na decoração, somos nós que os escolhemos. E, se é fundamental existirem objectos de real valor para si porque não usar na decoração brinquedos da sua infância ou até dos seus filhos facilitando a arrumação. Com isto a decoração fica mais divertida. Por isso, tire os seus brinquedos de infância das caixas ou coleccione peças engraçadas, que parecem ser o que não são. Até uma frase de efeito pode mudar o astral da casa. Bom humor faz bem.


Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor

13.Bichos para alegrar
Os animais deixam a casa mais viva e mais feliz, para além da companhia que proporcionam aos moradores. Sabe tão bem... quando vimos chateados com alguma coisa para casa....e quando abrimos a porta à alguém tão feliz por nos ver....


Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor

14.Casa quente convida a ficar
Nos dias de frio, a lareira faz as vezes do aquecedor e com bem mais charme. Os modelos portáteis podem andar pela casa. Neste caso, o bloco de aço inox foi encaixado na madeira, protegido por lã de vidro. Desta O melhor desta peça é que é ecológica, pois o combustível não queima o oxigênio. O calor transborda boas energias e aquece o seu lar proporcionando maior conforto e bem-estar. E sabe tão bem...estarmos todos juntos à lareira...


Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor


15.Hora do chá
Quer coisa mais saborosa e acolhedora do que chegar a casa e sentir o cheiro do bolo recém-saído do forno? E porque não aproveita e prepara um chá reconfortante para acompanhá-lo...em boa companhia... ainda vai saber melhor... 
16.Os revestimentos devem acolher
O cimento queimado em tom areia a revestir o chão de uma casa dá a sensação de praia. E, é um material simples, elegante e óptimo para se poder andar descalça.
17.Banho revigorante
Faça dos minutos do banho um ritual. Se fôr de banheira, coloque sais e óleos perfumados na água. Aproveite o momento para ler um livro, tomar uma taça de vinho ou colocar a conversa em dia por telefone.  Se necessitar coloque um banquinho de lado, para apoio.


Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor

18. Encontros agradáveis
Os ambientes devem estar preparados para facilitar as reuniões e receber bem os amigos, sem cerimónia. Não podem ser pequenos nem grandes demais, para as pessoas se relacionarem.

19.Resgate da natureza
Uma dose de verde é sempre indicada para dar frescura à casa. Pode ser um vaso com plantas ou flores de corte dispostas em pequenos arranjos. Ponha a sua imaginação a trabalhar e coloque as plantas que mais são do seu agrado e distribua-as pela sala, equilibradamente e consoante a sua necessidade de luz...

20.Casa em movimento
As mudanças são necessárias porque o carácter do ser humano é móvel. Sempre que lhe dê vontade, mexa na posição dos móveis, pinte as paredes com cores diferentes e troque os objectos de lugar.
21.A transparência das cortinas
Bandagens de algodão e linho são as opções da maioria de designers de interiores, quando o assunto é cortina. Esses tecidos naturais têm um toque suave e a transparência necessária para deixarem entrar a luz sufeciente, e ainda criam privacidade sem bloquear a luminosidade.


Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor

22.O som faz o ambiente
Música é boa para os ouvidos e para a alma. Seleccione as canções que mais a inspiram e ouça-as de acordo com o seu estado de espírito. Não espere uma festa para curti-las. O preparo de uma refeição pode ser a hora certa para tocar a música da sua selecção.

23.Lembranças inspiram
Fotos de família, objectos de viagem e presentes de amigos devem ficar expostos, esses elementos resgatam vínculos afetivos e remetem a momentos de alegria. Porque, o conforto da casa está naquilo que gosta e dá valor.

Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor

24.Espaço para criar
É importante reservar um canto da casa para desenvolver os seus talentos. Deixe papel, tinta, linha, agulha e outros materiais à disposição para os momentos de bricolagem da família. Além de organizar as ideias, quem sabe alguma criação não possa ser exposta na casa.


Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor
Pintado à mão  (sistema eléctrico inclusive realizado) por: Isabel Ferreira http://brincosartesanais.blogspot.com/search/label/brincos


25. Iluminação natural
Uma casa com amplas janelas é mais agradável e mais saudável. Na falta de grandes aberturas, a dica dos designers de interiores é usar espelhos, pois rebatem a luz, ampliando a luminosidade. Eles ainda propõem novas perspectivas sobre o ambiente, ângulos que a olho nú não seriam vistos.

26.Cores que animam
Pontue a sua casa com as cores que têm o seu ritmo, elas podem ser suaves ou vibrantes e estar em almofadas, lustres e vasos. Ou simplesmente, na pintura de uma parede.

27.Vento a favor
O conforto não está apenas em ter uma almofada mole. Mas, em sentir que a casa a abraça. Quando buscamos o que queremos para a casa, descobrimos quem somos. Grandes janelas proporcionam uma boa ventilação e deixam a temperatura agradável.


Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor

28.Luz indirecta acalma e cria um clima
Para relaxar antes de dormir, use abajures. A luz indirecta e difusa induz ao sono, que é regido pelo claro e pelo escuro. Duas horas antes de dormir, evite a luz branca, inclusive, da tela do computador. Prefira a amarela suave de um abajur. A luz de velas também favorece o relaxamento. Os castiçais tomam o aparador e são usados em várias situações, e não espere uma grande comemoração para acendê-las...
29. Paciência faz a diferença
O maior segredo para se ter uma casa exactamente do jeito que quer é o controlo da ansiedade. Sempre que procurar algo para a sua casa, visite feiras de antiguidades,  nos antiquáriosas as famílias vendem tudo  com paciência. A alma da casa vem do esperar. A casa deve ser como um quadro, no qual o morador compõe como quiser. Nunca deve estar pronta...

30.A energia boa do artesanal
As peças feitas à mão trazem a dedicação da habilidade de alguém. As molduras esculpidas, os móveis antigos renovados e as pinturas artesanais devem ser valorizados pela essência do trabalho.

Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor
Pintado: por Isabel Ferreira http://brincosartesanais.blogspot.com/search/label/brincos

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Cores na Decoração - Significado

 

O que as Cores transmitem e significam na Decoração



Abaixo, um resumo com o significado de algumas cores:

Branco:

Sugere pureza. Cria uma impressão de vazio e de infinito. Evoca frescor e limpeza, principalmente quando combinado com o azul.
Ex: Ordem, simplicidade, luz, paz, higiene, casamento, hospital, neve, harmonia.

Preto:

Silêncio. Morte. Quando brilhante, confere nobreza, distinção e elegância. Cor preponderantemente masculina.
Ex: Noite, nobreza, pessimismo, tristeza, dor.

Cinza:

É a expressão de um estado de alma duvidosa e neutra. Símbolo da indecisão e da ausência de energia. Quanto mais sombrio, mais conota desânimo, monotonia.
Ex: Chuva, máquinas, seriedade, velhice, desânimo, sabedoria.

Vermelho:

Significa força, virilidade, masculinidade, dinamismo. É uma cor exaltante e até enervante. Impõe-se sem discrição. É uma cor essencialmente quente, transbordante de vida e de agitação.
Ex: Cereja, morango, sangue, desejo, sexo, agressividade, fogo, fome, perigo, guerra, força, energia, fúria, dinamismo, paixão.

Laranja:

Transborda irradiação e expansão. É acolhedor, quente, íntimo.
Ex: Outono, pôr-do-sol, festa, comida, movimento.

Amarelo:

É uma cor luminosa e muito forte para atrair a atenção, seja sozinho ou em conjunto com outras cores. É feliz, vibrante, vivo.
Ex: Luz, angústia, esperança, atenção.

Verde:

Cor universal da natureza. Tem frescor, harmonia e equilíbrio. Cor calma, que não se dirige para nenhuma direcção nem encerra algum elemento de alegria, tristeza ou paixão. O verde mais amarelado sugere uma força activa, um aspecto ensolarado. O verde, seja em tons mais claros ou escuros, é sempre indiferente e calmo.
Ex: Floresta, natureza, bem-estar, tranquilidade, juventude, humidade, saúde, tapete de jogos.

Azul:

Cor profunda, calma. Preferida por adultos, marca uma certa maturidade. Quando sombrio, o azul chama ao infinito. Mais claro, provoca uma sensação de frescura e higiene, principalmente quando na presença de branco.
Ex: Frio, céu, mar, tranquilidade, paz, infinito, meditação, credibilidade.

Roxo:

Equivale a um pensamento meditativo e místico, mistério. Assim como o preto, remete a nobreza e poder.
Ex: Sonho, mistério, egoísmo, nobreza, fantasia, profundidade, doença.

Marrom/Castanho:

Emana a impressão de algo maciço, denso, compacto. Sugere segurança e solidez.
Ex: Terra, Outono, chocolate.

Rosa:

É de pouca vitalidade e sugere feminilidade e afeição. É uma cor íntima, de doçura melosa e romântica.
Ex: Feminilidade, delicadeza.

Quartos e Cores - Interiores e Decoração

A Cor em Interiores


Quartos e Cores - Interiores e Decoração



A importância das cores no interior da nossa casa e a sua influência nas nossas vidas tornam-se evidentes quando nos lembramos que, em média, passamos cerca de dois terços do nosso tempo em ambientes internos.

Quartos e Cores - Interiores e Decoração



A cor é um dos principais factores determinantes da forma como nos relacionamos com o nosso ambiente e com o que ele nos transmite.
É no quarto que podemos estar com o que nos é mais íntimo, onde buscamos o descanso e onde nos podemos imprimir nos objectos e na decoração, e dar evidência aos traços da nossa personalidade com mais liberdade - é o nosso cunho. Portanto, vale a pena observar bem a influência da cor, nos seguintes ambientes:

Quarto de dormir: este é um local de conforto e tranquilidade. As cores devem ser suaves e subtis, em vez de contrastantes e nítidas. As cores pesadas devem ser evitadas a todo o custo.

Quarto das crianças: para as crianças até 13 anos, são recomendáveis cores da faixa do vermelho, laranja e amarelo, com a finalidade de criar um ambiente claro e luminoso. Acima dessa idade, as tonalidades mais claras tal como, o verde e o azul são geralmente preferíveis. Cores escuras devem ser evitadas. Preste atenção na iluminação, a fim de atenuar o esforço visual durante a leitura.

Alguns Exemplos:

Quarto de Menina



Este quarto de menina em violeta, cor formada pela combinação do azul com o vermelho, reflecte dignidade, nobreza e respeito próprio. Esta é a cor da realeza e, na sua forma mais sublime, vibra com a força da integração e da unidade. Quando a sua qualidade intrínseca estiver coligada pela energia psíquica com a visão e a intuição, esta cor será o agente do próprio destino. Dons artísticos, tolerância e consideração estão associados à cor violeta. A sua força tranquilizante e suavizante representa um idealismo prático imbuído de humildade. O branco, transmite pureza e virtuosidade, e enaltece a frescura e cria amplitude ao espaço. Os tons rosa, conferem-lhe feminilidade e afeição.

Quarto de Rapaz

Quartos e Cores - Interiores e Decoração

O quarto de menino adolescente em azul e verde. O azul é uma cor popular associada ao dever, à beleza e à habilidade. A serenidade dessa coe traz consigo paz, confiança e sentimentos curativos agradavelmente relaxantes. A sua fluidez e força serena são traços atraentes, que provocam admiração por parte das outras pessoas. Por sua vez, o verde a cor da esperança, irradia energia que se reflecte na participação, adaptabilidade, generosidade e cooperação. Essa cor atenua as emoções, facilita o raciocínio correcto e amplia a consciência e compreensão. Ela é a imagem da segurança e da protecção e cria um ambiente propício para tomar decisões. Espaço, liberdade, harmonia e equilíbrio são aspectos que se originam do sentimento natural de justiça do verde. Essa cor actua como um sinal para a renovação da vida e sua vibração mais elevada reflecte o espírito de evolução.
Desta forma, o conjunto destas duas cores, ajudam na evolução da maturidade e no crescimento natural do seu filho.


Quarto do casal: quando um quarto de dormir fôr compartilhado por um casal, veja se pode encontrar um projecto de cores que se adapte a ambos. Evite cores vívas ou escuras, a menos que o objectivo seja criar um ambiente vibrante ou muito forte. Procure dar preferência às tonalidades subtis ou suaves, como: rosa, pêssego, limão claro ou lilás e rosa, que são cores quentes e relaxantes. Veja também as orientações e dicas do Feng-Shui para o quarto de casal, tal como a iluminação adequada.

Alguns Exemplos:




O quarto de casal moderno composto de vários esquemas de cor, padrões geométrico e formas, únicas, desvia o quarto das madeiras tradicionais e da cor castanha que muitas vezes preenchia e pesava o ambiente do quarto de casal.
O branco cria mais espaço para a criatividade e expressão pessoal do quarto de casal. O amarelo ou dourado é a cor mais clara e a que mais se assemelha ao Sol. Essa cor traz consigo a esperança e o sentimento de que tudo correrá bem. Ela tem uma atmosfera de resplendor, brilho, jovialidade e alegria.
O amarelo é compreensivo e inspirador, ele refulge e ilumina e torna o quarto do casal com uma vibração mais positiva, esta cor corresponde ao conhecimento e à sabedoria. Razão e lógica são os seus atributos e deles irradiam-se discriminação intelectual, discernimento e capacidade de decisão.


Quartos e Cores - Interiores e Decoração


Quartos e Cores - Interiores e Decoração


O Magenta é a cor mais refinada e subtil dentre todas as cores, o magenta transmuda desejo em seus equivalentes físicos. Dedicação, reverência, gratidão e comprometimento são características atribuídas a esta cor, cujo empenho é expressar o idealismo na sua forma mais pura.
A cor magenta é a última do espectro, trazendo consigo um grau elevado de compreensão e maturidade, em consequência da sua passagem por todas as outras cores. Habilidade administrativa é uma das suas características, junto com uma grande compaixão. O magenta é uma cor protectora e nutriente, quente e suave, cuja expressão mais elevada é o amor espiritual ou incondicional.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Iluminação Exterior - Jardins e Varandas

Jardins e varandas


Sob o sol, eles brilham por si. Mas é durante a noite que jardins e varandas podem revelar as suas melhores facetas e criar um ambiente romântico e misterioso único.


Iluminação Exterior - Jardins e Varandas

Mas, são os objectos de decoração e a iluminação que faz vigorar o esplendor da natureza. Assim, a seguir, mostro algumas soluções para iluminar pérgolas, vasos, muros e pisos de modo a criar o ambiente que mais lhe agrada...



Românticas Lanternas Marroquinas

A disposição de estruturas e a iluminação do jardim têm origens árabes, devido ao seu efeito romântico e de descontração. Algumas dessas culturas, falando aqui da marroquina apresentam-nos algumas sugestões:

Iluminação Exterior - Jardins e Varandas


As pérgolas de jardim são cada vez mais uma tendência na decoração dos jardins. E o que são? São estruturas de madeira tratada criadas para aumentar áreas de sombra, quer seja junto a piscinas, casas, terraços, garagens ou simplesmente para embelezar.


Iluminação Exterior - Jardins e Varandas

Além das lanternas com velas, as pérgolas podem ser iluminadas a partir de spots de alumínio dispostos no chão com o foco voltado para a estrutura, como se pode ver na imagem seguinte:

Iluminação Exterior - Jardins e Varandas

E o que é necessário?Para isso, é necessária a instalação eléctrica prévia para lâmpadas de, no mínimo, 50W.
Em meio à vegetação, as mesmas luminárias, têm outra função: revelar a beleza da planta que se encontrar ao fundo do "cenário".


Iluminação Exterior - Jardins e Varandas


Dicas para iluminar jardins


Qual a iluminação indicada para cada tipo de planta?Espécies de pequeno porte pedem lâmpadas de potências menores, de até 50W. Para espécies maiores, é necessário, no mínimo, o dobro disso.

Os Spots iluminam com eficiência os contornos de vegetações e arbustos de até 2m. Eles são maleáveis e podem ser direccionados às plantas.

Iluminação Exterior - Jardins e Varandas

Já os Espetos possuem um alcance luminoso maior e, na maioria das vezes, são empregados como sinalizadores de caminhos e entradas, como se pode ver na imagem (acima), no lado direito, onde a luz ilumina o caminho, e as passagens.

As novas lâmpadas de LED têm o mesmo efeito das convencionais, com a vantagem da alta durabilidade e da economia de energia – o consumo chega a ser dez vezes menor. Contudo, por se tratar de uma nova tecnologia, o custo é elevado.

Luminárias de aço inox duram, em média, dez anos. As de alumínio, quatro. Mas não é preciso deitá-las fora quando os problemas começarem a surgir. Alguns modelos disponíveis no mercado aceitam pequenos reparos, como troca de parafusos e fiação, além de nova pintura.

Para iluminar um vaso, opte pelo sistema LED. A lâmpada não queima a planta e, por ser menor, pode ser camuflada com facilidade.

Iluminação Exterior - Jardins e Varandas

Iluminação - Candeeiros - Quarto Casal

Como escolher a abajur e castiçal para o quarto do casal



Iluminação - Candeeiros - Quarto Casal
O quarto é um local de descanso e de descontracção, é onde se passa um terço das nossas vidas, pois uma boa noite de sono é fundamental para o bom desempenho no dia-a-dia, publica o site Dicas de decoração.

Para que um quarto seja o local perfeito não basta que seja bem decorado, embora isso tenha muito peso, pois um quarto bem decorado é um local onde nos dá vontade de estar.


Iluminação - Candeeiros - Quarto Casal
Mas, o que acontece se o quarto estiver bem decorado e tiver uma má iluminação? Pois neste caso não vale de nada uma boa decoração porque a luz não vai deixar apreciá-la.


Existem várias formas de iluminação, mas neste artigo vou debruçar-me sobre os abajures e os castiçais em quartos de casal.

Qual será a mais adequada?


Para quem não sabe abajur é um candeeiro, que normalmente se coloca em cima das mesinhas de cabeceira, ao lado da cama conforme o seu uso e é coberto por um material cónico, para impedir que a luz da lâmpada atinja directamente a visão, já os castiçais são compostos apenas por uma vela, e chamam-se candelabros quando têm duas ou mais velas, são normalmente feitos de ferro ou metal e desde que foram criados constituem uma peça indispensável na decoração e iluminação.

Iluminação - Candeeiros - Quarto Casal

Os abajures estão muito na moda e são o género de candeeiros que se vende mais hoje em dia, dão luz suficiente, para ler, escrever, conversar, enfim para o que se quiser fazer no quarto, e o melhor é que dão com todas as decorações porque existem em várias cores: rosa, amarelo, laranja, azul, enfim... todas as cores possíveis e imaginárias.
Os castiçais ou os candelabros são adequados para quartos de aspecto antigo, pois os castiçais já são utilizados há muitos anos. Mas, ao mesmo tempo para quartos muito modernos,porque voltaram à moda e existem modelos irreverentes. Sem dúvida, que os castiçais e os candelabros dão uma iluminação muito boa, mas não são muito aconselháveis.

Iluminação - Candeeiros - Quarto Casal



E porquê?

Iluminação - Candeeiros - Quarto Casal

Porque para além de libertarem dióxido de carbono que vai consumindo o oxigénio existente na habitação, ainda mais por ser um quarto de casal, onde se consome mais oxigénio, o fumo que o castiçal liberta vai manchar as paredes do quarto. E caso, o castiçal tenha lâmpadas em vez de velas vai libertar muita luz e tornar-se incomodativo para os olhos. Para não falar, do perigo eminente aquando estes tiverem velas... pois, a um movimento mal dado ou outro tipo de acidente poderá criar-se um incêndio.


Iluminação - Candeeiros - Quarto Casal

domingo, 26 de junho de 2011

Casa Feng Shui - Quarto Banho

Quarto Banho Feng-Shui


Casa Feng Shui - Quarto Banho


Nalguns aspectos, a tradicional arte chinesa do Feng Shui é como a acupuntura, nas suas conexões entre a causa e o efeito, parecendo meio “obscuras”. Por exemplo, ao quarto-de-banho provavelmente: não iria associa-lo imediatamente com a riqueza, mas no mundo do Feng Shui, há uma ligação muito real.

Feng Shui, Quarto-banho e Riqueza

Esta conexão misteriosa torna-se evidente quando se considera que a água é um elemento que está directamente ligado à riqueza. Uma vez que a maioria das actividades no quarto-banho envolve água. Desta forma, pode ver como esta sala poderia ter uma poderosa influência sobre a sua riqueza. Para promover a energia positiva (e riqueza). Aqui, vão algumas dicas para tentar e experienciar esta realidade:

  • Deixe a luz entrar. Manter o seu quarto-banho bem iluminado é uma boa maneira de aumentar o fluxo de energia positiva. Se por acaso, não tiver uma boa fonte de luz natural, considere em adicionar ou actualizar as suas luminárias.
  • Verde é bom. A adição de plantas no seu quarto de banho é uma boa maneira de minimizar os efeitos do mau Chi - a energia de vida central Feng Shui. O bambu é uma óptima escolha, porque as plantas orientadas verticalmente, representam dinheiro. E ainda, poderá colocar as suas plantas de forma a reflectirem em espelhos, para dobrar os efeitos da planta.
  • Oculte a porta. Coloque um espelho do lado de fora da sua porta da casa de banho. O espelho vai esconder a porta e aparecer para expandir a área fora da porta.
  • É hora do fecho. Manter todas as portas fechadas que dão para o quarto-de-banho irá conter a energia negativa gerada pelo banho. Além disso, mantendo o assento da sanita para baixo vai fazer com que a energia da riqueza se mantenha a fluir pelo ralo. Manter outros drenos abrangidos pela mesma razão.
  • Ir ao chão. As cores em tons de terra enfraquecidas são uma óptima maneira de capturar a energia da riqueza positiva gerada por toda a água no seu quarto-de-banho. Cores em tons de castanho esbatido e dourados podem ser boas opções de cores.
  • Mantenha limpo. Uma casa de banho e minimalista é uma forma sólida para criar um bom fluxo de Chi positivo. Assim, fazer do quarto de banho um armazém de várias coisas das outras partes da casa não é uma boa ideia. Além disso, não se deve exibir fotos da família nesta divisão.


E agora força…. E experimente…. Boa energia positiva e rica…

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Casa Feng Shui - Quarto Casal

Quarto Casal Feng-Shui


Interior e Design


Manter a energia de um casal sempre elevada não é tarefa fácil. As causas que diminuem ou extinguem o "fogo da paixão" são muitas, mas as soluções também.

No livro "Feng Shui Para o Amor e o Romance", o escritor Richard Webster sintetiza bem essa fase da vida do casal. Segundo ele, "por mais triste que seja, é preciso admitir que nem sempre uma paixão dura para sempre".

Casa Feng Shui - Quarto Casal

Muitos casais, que a princípio desfrutam de uma vida amorosa estimulante e feliz, percebem que a paixão aos poucos vai diminuindo e a vida sexual passa a ser cada dia menos intensa. Agora se o relacionamento é bom em muitos aspectos, mas falta mais entusiasmo entre os lençóis, várias soluções podem estimular e revitalizar relações desgastadas, e o Feng Shui está aí para isto.

A paixão não acaba necessariamente, mas amadurece e  transforma-se em muitas outras formas de amor - uma energia mais calma, segura e romântica. Essa mudança faz com que muitos casais caiam num "mar de tranquilidade" e não se preocupem em estimular "novas paixões" dentro do próprio relacionamento. Resultado: monotonia e sensação de vazio.

Para estimular o relacionamento amoroso, o ponto de partida é o quarto do casal, onde ocorrem os momentos mais íntimos, sendo por isso um dos ambientes mais especiais de uma casa. Além de ser o local onde as energias do sono são renovadas diariamente, é nele que são compartilhados os amores profundos e os desejos "proibidos".

Por esses motivos é que a energia "Chi" precisa circular 24 horas por dia. Cuidar da arrumação, limpeza, ventilação, decoração e iluminação é primordial para que o quarto tenha uma energia agradável, seja aconchegante, convidativo e íntimo - um Quarto Casal Feng-Shui.

Várias dicas podem deixar o quarto mais "caliente", de forma a estimular o casamento ou relação. Veja:

• Mantenha-o sempre arrumado, limpo e organizado. Não deixe nada desarrumado neste ambiente.

• Evite brigas e discussões no quarto. Desentendimentos devem ser resolvidos em outro cómodo da casa. O quarto do casal deve ser um "oásis" de paz, amor e harmonia.

• Seja sensato ao decorá-lo. Evite móveis e objectos grandes que causem uma sensação de aperto. Quem gosta de móveis escuros precisa equilibrar a energia usando cores claras na decoração e na roupa de cama. Se você gosta de móveis e decoração em tons claros ou pastéis, ponha energia com detalhes em vermelho, amarelo e azul royal.

• Aumente a iluminação do quarto. Luz e claridade, natural ou artificial, atrai e estimula a energia "Chi". Quartos escuros ou sombrios revelam relacionamentos apáticos, sem graça. Durante o dia, deixe a luz do sol entrar. Abra as janelas, cortinas e persianas. À noite, ascenda as luzes ou luminárias por algumas horas.

• Mantenha o quarto casal bem arejado. Deixe as janelas abertas por algumas horas diariamente.


Cama Casal Feng-Shui


Casa Feng Shui - Quarto Casal

Atenção com a cama do casal, já que quase tudo ocorre sobre ela.


Tenha os seguintes cuidados:

1- Evite que o sol bata directamente sobre a cama. Acredita-se que isso active demais o leito, podendo prejudicar o sono, por exemplo. Mas se vocês são recém-casados ou se a vida sexual anda muito monótona, uma cama aquecida e activada é tudo o que se quer!

2- É importante que a cama tenha cabeceira e esteja apoiada na parede para que o casal tenha sensação de segurança.

3- Evite que a cama fique alinhada com a porta do quarto. Nesta posição, a cama receberá muita energia "Chi" e deixará a cama e o casal muito agitado

4- Nunca ponha a cama debaixo de uma viga exposta, ainda mais se viga ficar entre o casal. Simbolicamente, pode representar uma separação.

5- Evite que a cama fique encostada na parede onde passam os canos de água e esgoto do banheiro. Isso pode provocar o roubo de energia da cama, o que, por tabela, desanima o casal.


Dicas para aquecer o quarto do casal:


Os estímulos capazes de activar a energia do quarto casal feng shui podem ser objectivos ou subjectivos, dependendo de cada pessoa. As dicas a seguir trabalham com vários elementos e símbolos para estimular as energias.

Pintura do quarto

Muito cuidado na hora de pintar o quarto. O branco total nas paredes e na roupa da cama não é uma boa opção. Como cor é energia, a falta dela pode caracterizar um estado de falta de vigor e monotonia. Prefira as cores neutras ou pastéis. Para ter um quarto com boas energias prefira pintar as paredes com salmão, pêssego, verde erva-doce, areia e rosa. Vermelho, amarelo e laranja são óptimos para estimular a sexualidade, mas devem ser usados apenas em detalhes. Nunca pinte com essas cores paredes inteiras, principalmente com o vermelho.

Cor é energia

Quanto mais cor tiver o quarto, mais alegre será o relacionamento amoroso, mas tenha bom-senso na hora de decorá-lo. Equilibre as cores para não haver excessos. Conheça as mensagens de algumas cores para saber o que elas podem trazer para o seu relacionamento:

VERMELHO:
é a cor das paixões, dos amores, da sexualidade e da virilidade. Por ser vibrante, activa até demais. Melhora o astral e o humor das pessoas

ROSA, SALMÃO E LILÁS: transmite paz, serenidade, amor, romantismo e paixão suave

AZUL CLARO: passa calma, serenidade e aconchego

BRANCO:
vibração de luz, calma, tranquilidade e equilíbrio

LARANJA:
sensação de aconchego, alegria, jovialidade e juventude

AMARELO: estimula a comunicação do casal, além de passar alegria e vitalidade

VERDE: passa uma sensação de equilíbrio, renovação e segurança


Os casais do Feng Shui

Casa Feng Shui - Quarto Casal
O quarto do casal deve ter muitos símbolos de duplas ou casais que passem a ideia de união, amor, amizade, carinho e sinceridade. Comece por colocar no quarto, e por toda a casa, várias fotos do casal. Fotos do casamento, daquela viagem feliz e da festa de fim de ano. Prefira as fotos de vocês juntos em momentos especiais e felizes. Outros objectos simbolizam união, como um par de velas (vermelhas ou rosas), de abajures e de vasos com flores. Use também um casal de anjos, de gatos, de pombos, de crianças ou de monstrinhos - depende do seu gosto e humor. Estatuetas de casais nus abraçando-se, beijando-se ou amando-se são boas opções.

Casa Feng Shui - Quarto Casal




Quadros e gravuras

Estimular o quarto do casal por meio de quadros e gravuras é um recurso valioso.
Casa Feng Shui - Quarto Casal

Para os sensuais, silhuetas de mulheres nuas ou bocas femininas carnudas. Para os eróticos, casais nus.

Motivos de flores são indicados para os românticos. Para os abstractos, o vermelho, rosa, azul claro e branco transmitem paixão e amor.

Casa Feng Shui - Quarto Casal




Poder dos perfumes

Casa Feng Shui - Quarto Casal


Podemos estimular o relacionamento usando perfumes nos diferentes "ambientes/climas" que pretendemos criar. Conheça o poder de algumas essências:



ROSAS: estimula o amor, romance e a paz

ÂMBAR: considerado um tónico sexual

CAMÉLIA: realiza todos os desejos

LAVANDA: reaproxima quem se ama

NARCISO: estimula a amizade

PINHO: potencializa a atracção

BAUNILHA: aguça a sensualidade

Se preferir use incensos... aprenda a usá-los - Aromaterapia (veja aqui)

Outros detalhes


• As pedras e cristais são geradores de energia. Prefira as pedras vermelhas, cristal de quartzo rosa ou branco.

• Coloque na decoração do quarto a figura de uma casa - é um dos maiores símbolos de união, paz, segurança e amor.

• O vermelho pode aparecer nas flores, no tapete, na cortina e nos lençóis, mas sempre em pequenas proporções.


Casa Feng Shui - Quarto Casal

• Coloque muitas flores no quarto: brancas, rosas, violetas e vermelhas. Elas optimizam o relacionamento e limpam o ambiente das energias negativas.

• Se o casal fizer estilo romântico, a roupa de cama pode ter motivos florais. Os "descolados" podem optar pelos desenhos geométricos.

• Pelo Feng Shui, os tons rosados devem predominar na colcha e na cortina. Coordenados, são recursos que activam o quarto do casal. Com padronagem de flores é ainda melhor. Os chineses acreditam que a flor é um símbolo de amor.

• Não nos podemos esquecer das almofadas sobre a cama. Além de decorativas, podem ser instrumentos de amor, dependendo da imaginação do casal.