quarta-feira, 29 de junho de 2011

Quartos e Cores - Interiores e Decoração

A Cor em Interiores


Quartos e Cores - Interiores e Decoração



A importância das cores no interior da nossa casa e a sua influência nas nossas vidas tornam-se evidentes quando nos lembramos que, em média, passamos cerca de dois terços do nosso tempo em ambientes internos.

Quartos e Cores - Interiores e Decoração



A cor é um dos principais factores determinantes da forma como nos relacionamos com o nosso ambiente e com o que ele nos transmite.
É no quarto que podemos estar com o que nos é mais íntimo, onde buscamos o descanso e onde nos podemos imprimir nos objectos e na decoração, e dar evidência aos traços da nossa personalidade com mais liberdade - é o nosso cunho. Portanto, vale a pena observar bem a influência da cor, nos seguintes ambientes:

Quarto de dormir: este é um local de conforto e tranquilidade. As cores devem ser suaves e subtis, em vez de contrastantes e nítidas. As cores pesadas devem ser evitadas a todo o custo.

Quarto das crianças: para as crianças até 13 anos, são recomendáveis cores da faixa do vermelho, laranja e amarelo, com a finalidade de criar um ambiente claro e luminoso. Acima dessa idade, as tonalidades mais claras tal como, o verde e o azul são geralmente preferíveis. Cores escuras devem ser evitadas. Preste atenção na iluminação, a fim de atenuar o esforço visual durante a leitura.

Alguns Exemplos:

Quarto de Menina



Este quarto de menina em violeta, cor formada pela combinação do azul com o vermelho, reflecte dignidade, nobreza e respeito próprio. Esta é a cor da realeza e, na sua forma mais sublime, vibra com a força da integração e da unidade. Quando a sua qualidade intrínseca estiver coligada pela energia psíquica com a visão e a intuição, esta cor será o agente do próprio destino. Dons artísticos, tolerância e consideração estão associados à cor violeta. A sua força tranquilizante e suavizante representa um idealismo prático imbuído de humildade. O branco, transmite pureza e virtuosidade, e enaltece a frescura e cria amplitude ao espaço. Os tons rosa, conferem-lhe feminilidade e afeição.

Quarto de Rapaz

Quartos e Cores - Interiores e Decoração

O quarto de menino adolescente em azul e verde. O azul é uma cor popular associada ao dever, à beleza e à habilidade. A serenidade dessa coe traz consigo paz, confiança e sentimentos curativos agradavelmente relaxantes. A sua fluidez e força serena são traços atraentes, que provocam admiração por parte das outras pessoas. Por sua vez, o verde a cor da esperança, irradia energia que se reflecte na participação, adaptabilidade, generosidade e cooperação. Essa cor atenua as emoções, facilita o raciocínio correcto e amplia a consciência e compreensão. Ela é a imagem da segurança e da protecção e cria um ambiente propício para tomar decisões. Espaço, liberdade, harmonia e equilíbrio são aspectos que se originam do sentimento natural de justiça do verde. Essa cor actua como um sinal para a renovação da vida e sua vibração mais elevada reflecte o espírito de evolução.
Desta forma, o conjunto destas duas cores, ajudam na evolução da maturidade e no crescimento natural do seu filho.


Quarto do casal: quando um quarto de dormir fôr compartilhado por um casal, veja se pode encontrar um projecto de cores que se adapte a ambos. Evite cores vívas ou escuras, a menos que o objectivo seja criar um ambiente vibrante ou muito forte. Procure dar preferência às tonalidades subtis ou suaves, como: rosa, pêssego, limão claro ou lilás e rosa, que são cores quentes e relaxantes. Veja também as orientações e dicas do Feng-Shui para o quarto de casal, tal como a iluminação adequada.

Alguns Exemplos:




O quarto de casal moderno composto de vários esquemas de cor, padrões geométrico e formas, únicas, desvia o quarto das madeiras tradicionais e da cor castanha que muitas vezes preenchia e pesava o ambiente do quarto de casal.
O branco cria mais espaço para a criatividade e expressão pessoal do quarto de casal. O amarelo ou dourado é a cor mais clara e a que mais se assemelha ao Sol. Essa cor traz consigo a esperança e o sentimento de que tudo correrá bem. Ela tem uma atmosfera de resplendor, brilho, jovialidade e alegria.
O amarelo é compreensivo e inspirador, ele refulge e ilumina e torna o quarto do casal com uma vibração mais positiva, esta cor corresponde ao conhecimento e à sabedoria. Razão e lógica são os seus atributos e deles irradiam-se discriminação intelectual, discernimento e capacidade de decisão.


Quartos e Cores - Interiores e Decoração


Quartos e Cores - Interiores e Decoração


O Magenta é a cor mais refinada e subtil dentre todas as cores, o magenta transmuda desejo em seus equivalentes físicos. Dedicação, reverência, gratidão e comprometimento são características atribuídas a esta cor, cujo empenho é expressar o idealismo na sua forma mais pura.
A cor magenta é a última do espectro, trazendo consigo um grau elevado de compreensão e maturidade, em consequência da sua passagem por todas as outras cores. Habilidade administrativa é uma das suas características, junto com uma grande compaixão. O magenta é uma cor protectora e nutriente, quente e suave, cuja expressão mais elevada é o amor espiritual ou incondicional.

2 comentários:

Anónimo disse...

procurava algo mais simples mais valeu

Unknown disse...

tb achei mui chic fazer o que? é lindo ué mas nem spre dá pra fazer

Enviar um comentário