segunda-feira, 27 de junho de 2011

Iluminação Exterior - Jardins e Varandas

Jardins e varandas


Sob o sol, eles brilham por si. Mas é durante a noite que jardins e varandas podem revelar as suas melhores facetas e criar um ambiente romântico e misterioso único.


Iluminação Exterior - Jardins e Varandas

Mas, são os objectos de decoração e a iluminação que faz vigorar o esplendor da natureza. Assim, a seguir, mostro algumas soluções para iluminar pérgolas, vasos, muros e pisos de modo a criar o ambiente que mais lhe agrada...



Românticas Lanternas Marroquinas

A disposição de estruturas e a iluminação do jardim têm origens árabes, devido ao seu efeito romântico e de descontração. Algumas dessas culturas, falando aqui da marroquina apresentam-nos algumas sugestões:

Iluminação Exterior - Jardins e Varandas


As pérgolas de jardim são cada vez mais uma tendência na decoração dos jardins. E o que são? São estruturas de madeira tratada criadas para aumentar áreas de sombra, quer seja junto a piscinas, casas, terraços, garagens ou simplesmente para embelezar.


Iluminação Exterior - Jardins e Varandas

Além das lanternas com velas, as pérgolas podem ser iluminadas a partir de spots de alumínio dispostos no chão com o foco voltado para a estrutura, como se pode ver na imagem seguinte:

Iluminação Exterior - Jardins e Varandas

E o que é necessário?Para isso, é necessária a instalação eléctrica prévia para lâmpadas de, no mínimo, 50W.
Em meio à vegetação, as mesmas luminárias, têm outra função: revelar a beleza da planta que se encontrar ao fundo do "cenário".


Iluminação Exterior - Jardins e Varandas


Dicas para iluminar jardins


Qual a iluminação indicada para cada tipo de planta?Espécies de pequeno porte pedem lâmpadas de potências menores, de até 50W. Para espécies maiores, é necessário, no mínimo, o dobro disso.

Os Spots iluminam com eficiência os contornos de vegetações e arbustos de até 2m. Eles são maleáveis e podem ser direccionados às plantas.

Iluminação Exterior - Jardins e Varandas

Já os Espetos possuem um alcance luminoso maior e, na maioria das vezes, são empregados como sinalizadores de caminhos e entradas, como se pode ver na imagem (acima), no lado direito, onde a luz ilumina o caminho, e as passagens.

As novas lâmpadas de LED têm o mesmo efeito das convencionais, com a vantagem da alta durabilidade e da economia de energia – o consumo chega a ser dez vezes menor. Contudo, por se tratar de uma nova tecnologia, o custo é elevado.

Luminárias de aço inox duram, em média, dez anos. As de alumínio, quatro. Mas não é preciso deitá-las fora quando os problemas começarem a surgir. Alguns modelos disponíveis no mercado aceitam pequenos reparos, como troca de parafusos e fiação, além de nova pintura.

Para iluminar um vaso, opte pelo sistema LED. A lâmpada não queima a planta e, por ser menor, pode ser camuflada com facilidade.

Iluminação Exterior - Jardins e Varandas

0 comentários:

Enviar um comentário