terça-feira, 24 de abril de 2012

Como Organizar Guarda-Roupa

Como Organizar Guarda-Roupa


Não dá para explicar o motivo das mulheres gostarem tanto de roupas, sapatos, bolsas, bijuterias, lingerie... E sempre em grandes quantidades... Pois é... Como Organizar Guarda-Roupa, com tanta quantidade de roupa?!

Como Organizar Guarda-Roupa

Mas Nunca??? nunca!! leram bem? nunca mas, nunca se diz a uma rapariga que ela tem muita roupa ou muitos sapatos. A questão aqui é o tamanho do roupeiro...


Os seus espaços em casa estão sempre lotados. Para a maioria delas é praticamente impossível comprar apenas uma peça e livrarem-se das mais antigas. É por esse motivo, que há quem diga que isso é culpa dos hormônios mesmo, que sonham em ter um closet cheio...


Como Organizar Guarda-Roupa

E haja armários para guardar as suas roupas de Inverno e Verão, em secções de desporto, social e festa! Gavetas e mais gavetas para organizar as bijuterias, lingerie, cintos, lenços, biquínis, maiôs, meias, calcinhas, toalhas... Além dos espaços para todos os seus sapatos e botas de cano alto ou baixo, however... Será uma ilusão? Quer algo melhor que isso?


Como Organizar Guarda-Roupa


Para se ter um bom guarda-roupa é preciso, em primeiro lugar, definir um espaço e respeitá-lo sempre para que haja uma boa ventilação das peças. Como Organizar Guarda-Roupa?!...Guardar as roupas em degradê de cores ajuda a facilitar a visualização e identificação dos itens. É necessário observar bem a altura dos espaços disponíveis, para que as roupas penduradas em cabides não arrastem no chão.

Se você quer evitar o mau cheiro, traças, humidade, mofo nas peças, existem algumas técnicas:

  • Colocar uma folha de louro no armário tira o mau cheiro e absorve a humidade - esta deve ser trocada de 30 em 30 dias.
  • O cravo da Índia é usado para espantar traças, devido ao seu cheiro.
  • E aquele giz de escola (para quadro negro), também, absorve a humidade. E se quiser ter sempre um bom cheiro nas suas roupas, a dica é, que espalhe sabonetes pelas gavetas e prateleiras.


Agora confira algumas dicas de como organizar Guarda-Roupa, ou seja, como organizar as suas roupas e ter o armário sempre bem arrumado!

Como Organizar Guarda-Roupa

Para manter um closet ou Guarda-Roupa sempre organizado e com boa aparência, é aconselhável que distribua as roupas e acessórios da seguinte maneira:


Como Organizar Guarda-Roupa: Camisas

Camisas: Colocadas em cabides, separadas por cor para ajudar na procura e dar uma boa estética ao armário.

Como Organizar Guarda-Roupa


Como Organizar Guarda-Roupa: Calças

Calças: Se forem jeans, por serem bem versáteis podem ser guardadas em rolos,  dobrando sempre a calça ao meio antes de enrolar. As demais devem ser penduradas em cabides pelas barras ou em calceiros, com a parte de cima, voltada para trás, dessa forma é possível ver as etiquetas, o que facilita a procura.

Como Organizar Guarda-Roupa


Como Organizar Guarda-Roupa: Vestidos

Vestidos: Os que possuem alças, por escorregarem devido ao movimento, devem ser colocados em cabides que têm ganchos na parte inferior, evitando assim que eles caiam quando forem manuseados e que amassarem.

Como Organizar Guarda-Roupa


Como Organizar Guarda-Roupa: Saias

Saias: O ideal para saias, por escorregarem muito, é que se tenha em casa cabides com pregadores. Esses, também podem ser usados para qualquer calça de tecido fino, ou vestidos.


Como Organizar Guarda-Roupa


Como Organizar Guarda-Roupa


Como Organizar Guarda-Roupa: Blazers, ternos e paletós

Blazers, ternos e paletós: Devem estar sempre em cabides largos. Por serem peças que ocupam muito espaço, os seus botões do meio devem estar sempre fechados, o que dá menos volume à peça.


Como Organizar Guarda-Roupa



Como Organizar Guarda-Roupa


Como Organizar Guarda-Roupa: Bolsas e malas

Bolsas e malas: As bolsas para evitar que as alças amassem ou deformem, de preferência devem ser guardadas de pé, em prateleiras, o que também, ajuda na visualização. Já as malas, por serem utilizadas com menos frequência, são armazenadas normalmente na parte superior do closet. Dentro delas para economizar o espaço no guarda-roupa, podem ser guardadas as peças de roupa menos usadas, como os itens de Inverno durante o Verão.

Como Organizar Guarda-Roupa


Como Organizar Guarda-Roupa: Cintos e Gravatas

Cintos e gravatas: Podem ser guardados enrolados em gavetas ou prateleiras ou pendurados em cabides. Depende do espaço, onde possam ficar mais visíveis e onde seja mais prático na hora de escolher.


Como Organizar Guarda-Roupa


Como Organizar Guarda-Roupa: Roupa Íntima

Roupas Íntimas: O ideal é que sejam guardadas em gavetas, pois facilitam a sua visualização. Esta deve ser sempre bem ventilada.

Como Organizar Guarda-Roupa


Como Organizar Guarda-Roupa: Calçado

Os nossos pés devem ser alvos de muita atenção. São eles que suportam o peso do nosso corpo, mas nunca andam sós. Os sapatos complementam e determinam o seu desempenho. Assim, uma colecção de sapatos requer cuidados especiais de limpeza e de arrumação.

1- Avalie o estado e uso de cada par de sapatos. Comece por determinar a qualidade e o estado de conservação de cada par. Elimine aqueles que não estão mais em condições de serem usados ou aqueles de que já não gosta. Não se iniba em jogá-los fora, caso não tenha mais condição de uso ou dá-los a outra pessoa.

2- Limpeza dos calçados. Sempre que descalçar um sapato, deixe-o a respirar por algumas horas na área de serviço antes de retornar os sapatos para o armário. Lembre-se também de limpar os sapatos com um pano húmido, começando pelo interior e terminando na sola.

3- Como guardar os sapatos:

Organização de calçados por Alinhamento

A mais tradicional delas é enfileirando os pares de sapato na prateleira ou sapateira: por tipo, material e ordem de cor. Exemplo:

1ª prateleira: calçados de festa bico fino (tecido - couro - camurça)
2ª prateleira: calçados salto médio uso no trabalho (com tiras - anabela - fivelas)
3ª prateleira: calçados salto baixo ou sem salto (sapatilhas - sandálias - chinelos)



Como Organizar Guarda-Roupa


Organização de calçados por Alinhamento Intercalado

Ocorre quando o armário não tem espaço suficiente para alinhar todos os calçados da maneira tradicional e quando a profundidade da prateleira é superior ao comprimento do sapato. O sapato do pé esquerdo fica alinhado próximo ao meio do pé direito. Assim ganha-se mais espaço.


Organização de calçados por sacos horizontais

Os sacos devem ter visor para facilitar a busca dos calçados. A vantagem é que os sapatos além de protegidos podem ser empilhados. Além disso, os sacos (tecido ou TNT) podem ser transportados em viagens e idas ao ginásio, por exemplo, sem ocupar espaço.


Organização de calçados por sacos verticais

Os sacos verticais também com visor aproveitam melhor a altura das prateleiras além de facilitar a organização. Torna mais prático retirar um par de calçados do armário, já que não é necessário levantar ou retirar um outro saco para aceder ao saco que está a procurar. Isso evita a bagunça no armário. Você também pode utilizar sapateiras verticais e sapateiras de chão.

Organização de calçados em caixas

As caixas originais dos calçados podem ser aproveitadas, ou substituidas por caixas de papel comum, compradas em lojas de embalagem. Para facilitar a visualização dos pares, coloque uma foto do sapato na frente da caixa. Outra opção é cortar um quadrado na parte da frente da caixa e colar um acetato, improvisando um visor. Também existem caixas de papel que já vêm com visor, de várias cores e modelos.

A opção mais adoptada pelas organizadoras profissionais é a utilização de caixas transparentes e com ventilação, próprias para guardar sapatos. As caixas transparentes podem ser encontradas em material pet (mais translúcida) ou polipropileno (mais resistente). Ambos os modelos possuem orifícios que servem tanto para a ventilação quanto como puxadores. É possível empilhar até 5 caixas sem maiores problemas na conservação.

DICA: na hora de escolher os produtos para engraxar os sapatos, opte por embalagens com aplicador acoplado. São mais fáceis de utilizar e evitam o incómodo de ficar com as unhas cheias de graxa.


Como Organizar Guarda-Roupa



Estas foram algumas dicas para deixar o seu Guarda-Roupa mais organizado, tudo no seu lugar, facilitando o seu dia-a-dia. Confira aqui também os Efeitos Fisiológicos das Cores nas Roupas


0 comentários:

Enviar um comentário