quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Como Fazer Molduras de Espelhos Marroquinos

Como Fazer Molduras de Espelhos Marroquinos




Como Fazer Molduras de Espelhos Marroquinos

Como Fazer Molduras de Espelhos Marroquinos?

Acontece que eu amo todas as coisas marroquinas e adoro espelhos, imaginei que seria uma ótima combinação. Há um tempo atrás eu salvei um espelho, daqueles longos, magro que alguém tinha jogado no lixo. Ele tinha arranhões sobre as bordas e todos os tipos de lamaçal nele, mas depois de uma limpeza não parece meio ruim. Originalmente eu ia usá-lo para outra coisa, mas eu nunca parecia dar a volta a ele e finalmente decidi ir com o fluxo.


Coloquei o espelho em cima da placa e marcando-a, 2 polegadas maiores do que o espelho ao redor e cortá-lo. Depois veio o trabalho de quebra-costas, o de desmontar duas paletes para utilizar as ripas para a moldura do espelho.

O espelho era muito mais barato em dólares, mas eu claro que paguei por ele com vários dias de trabalho físico pesado, que provocou bolhas e dores nos músculos.
Mas, quando você está numa missão você de alguma forma não se importa muito, e até é engraçado?!


OK, então eu finalmente tinha ripas suficientes para cobrir tudo à volta da placa. Assim, cortei-os com o mesmo tamanho da placa traseira. E, em seguida, foi a vez do desenho. Encontrei esta foto através do Photosearch, é uma foto de baixa resolução, mas para este aplicativo, você pode usar qualquer fotos de tamanho.


Como Fazer Molduras de Espelhos Marroquinos


Eu cortei a imagem no Photoshop e usei o meu fiel Blockposters para ampliá-la do tamanho que eu precisava. Então... reuni a imagem e dobrei-a ao meio, certificando-me de que o meio do arco foi onde ele ficou dobrado. E, em seguida, cortei ao longo da borda do arco, e desdobrando a imagem... Voilá, aí tinha o meu modelo… Porque não cortar apenas o arco da forma mais fácil? Porque às vezes as fotos são tiradas de um ângulo, e eu queria que o meu arco fosse simétrico.

Como Fazer Molduras de Espelhos Marroquinos

Em seguida coloquei o modelo em cima das ripas de paletes onde eu queria, centrando-o e, marquei em torno dele.

Para a parte inferior do espelho sabia que os lados iam ser retos, daí não necessitei de um modelo para a placa da parte de baixo. Só fiz questão de marcar as ripas de fundo para o comprimento certo. Depois de as ripas estarem todas marcadas, cortei-as e marquei-as na ordem certa, de modo a facilitar a montagem. Nesta foto, dá para ver a forma da sua disposição na placa traseira.


Como Fazer Molduras de Espelhos Marroquinos


O próximo passo foi lixar. Estas ripas eram sujas, tinham buracos de pregos na palete, algumas marcações e lascas. Eu sabia que queria um tipo de estilo áspero para a madeira, então não lixei muito, apenas o suficiente para tirar algumas das piores coisas. E deixei todos os furos de prego e outras marcas da maneira de forma a ficar com um estilo vintage.


Agora para a montagem... Coloquei a placa de apoio na minha bancada de "trabalho", em seguida, o espelho e finalmente todas as ripas no seu devido lugar. Cada ripa levou dois parafusos para prender a placa e o espelho, eu não usei qualquer adesivo para o espelho. Na altura de fazer a marcação para os parafusos lembrei-me de algumas antigas portas marroquinas com cabeças de prego… Desde o início que marquei 1 1/4 de polegada nas bordas ao redor do espelho e coloquei os parafusos a 2 polegadas… Ah, quase esqueci. Por baixo das ripas cortadas coloquei ripas finas da mesma espessura, altura do espelho para que ele ficasse fixo após aparafusar os parafusos (e não baleasse e os parafusos ficassem bem assentes e fixos).


Enfim, após a colocação dos parafusos ao longo da antecipada marcação, pré-perfurados furos e então fixados os parafusos. Tudo acabou sendo anexado com muita resistência e se não com um pouco ar profissional. O que acabou sendo uma bênção disfarçada!! :)


Como Fazer Molduras de Espelhos Marroquinos


Para a pintura, certifiquei-me em tapar o espelho com jornais para não sujá-lo. Dei duas demãos de primário branco… E como gostei muito… Acabei por deixá-lo ficar assim… E assim... Acabo a explicação de Como Fazer Molduras de Espelhos Marroquinos... Espero que gostem deste exemplo



Como Fazer Molduras de Espelhos Marroquinos


Como Fazer Molduras de Espelhos Marroquinos



Veja também:


1 comentários:

Compravendetudo disse...

Muito original, gostei da ideia. Numa altura destas ( crise ) podemos fazer coisas originais para decorar a casa.

Enviar um comentário