quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Jardins Interiores

O olhar perde-se com frequência no verde das plantas e dos arbustos do jardim interior. Aqui respira-se ar puro e sente-se no meio da Natureza.

Jardins Interiores

Quem não tem vontade de ter aquele jardim com plantas perfumando a casa toda? E se o jardim for dentro de casa e em grande escala? E se tivermos em casa uma árvore inteira, dentro de casa, como no filme A casa do lago (the lake house)? Para mim, é simplesmente fantástico imaginar um ambiente assim ... Mas, não é só imaginação...Existe mesmo...


Jardins Interiores

Jardim Interior - Árvores "in" casa


O título desta matéria pode ter dois significados. Porque uma coisa é termos madeira em abundância, espalhada por toda a casa, agora outra coisa bem diferente é ter uma árvore inteira dentro de casa... Espectacular, não é?! E, Sim, é possível! Existem moradores em Portugal e noutros países, inclusive no Brasil, onde optaram por construir as suas casas à volta de um exemplar, ao invés de derrubá-lo.

Jardins Interiores
Este projecto, desenvolvido pela arquitecta Sandra Araújo do Brasil , teve como ponto de partida uma grande pereira.
A arquitecta adoptou alguns princípios norteadores: respeitar e preservar o espaço de uma árvore cravada em meio ao terreno de 350 m² e propor uma estruturação simples, em torno dela, que não demandasse trabalho com manutenção.
A árvore, que fica no meio da sala, é uma das várias particularidades ecológicas da residência em Campos do Jordão, em São Paulo. Confiram o lindo resultado!

Jardins Interiores

Mas não pense que é fácil ter uma dessas em casa. Segundo o paisagista Roberto Riscala, é necessário um espaço propício para que a árvore se desenvolva normalmente. “Para não ficar doente, ou até morrer, é necessário recriar o seu ambiente natural. Isto é, ela precisa de receber a luz directa do sol e a água da chuva. O problema pode ser resolvido com um jardim com tecto de vidro retráctil dentro da casa.” Para o profissional, é mais seguro optar por plantas que não precisam de tantos cuidados e se parecem com árvores, como a pleomele. "É óbvio que tem haver sempre a preocupação com a poda e com as raízes. É trabalhoso, mas nada é impossível”, completa.
Jardins Interiores

O estilo despojado marca os 350m2 de construção, erguida em torno da árvore que ocupa a área central do terreno. Material de demolição e grandes aberturas para o exterior estão presentes em todos os ambientes.

Jardins Interiores

Jardins Interiores - Outros Exemplos


Este Jardim Interior é de um dos hotéis em Lisboa, Portugal:

Jardins Interiores



Jardins Interiores

3 comentários:

Unknown disse...

Simplesmente maravilhoso :)

http://www.uniflor.pt/plantas-uniflor

comprar flores disse...

Exelente blog, irei recomendar.
comprar flores

arranjos florais disse...

Fazemos o serviço de arranjos florais
Parabéns pelo blog.

Enviar um comentário