quinta-feira, 30 de junho de 2011

Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor

Dicas Decoração Casa Feliz


A casa é o seu território, o seu espaço de expressões, livre de julgamentos. Por isso, nada mais certo do que decorá-la respeitando a sua pessoa: os seus gostos, personalidade e ritmo.



30 Dicas de Decoração


Sugiro os seguintes passos fundamentais para viver feliz e fazer da sua casa um lar cheio de Cor:


1.Uma base neutra favorece misturas
Um chão ou piso no tom areia permite destacar peças folheadas a ouro e prata, tal como os espelhos, assim como permite que um aparador moderno contraste com poltronas.

2. Conforto individual
Os sofás na sala de estar devem permitir que todos se vejam... e comuniquem o sofá deve ajudar na comunicação e não no oposto, aquando estes se encontram unicamente virados para a televisão. O sofá é um elemento da decoração que por ele próprio cria conforto, e ao ajudar a relaxar deve permitir também excelentes momentos de comunicação e partilha de pensamentos pessoais com a família....

Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor

3.Símbolos de Fé
Não importa qual seja a sua religião, tenha por perto as imagens que lhe transmitem confiança, paz e esperança,  pois, a fé é importante para dar um sentimento de protecção. Cada um coloca os seus símbolos religiosos no lugar da casa que acha melhor. E não se importe com o que os outros vão pensar... A casa é sua...a decoração e crenças são suas...todos nós devemos respeitar a crença de cada um, sem julgamentos... e também só lá entra quem você deixar....

Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor

4. Beleza sustentável
A consciência ecológica já se tornou um facto, portanto, o reaproveitamento de materiais é uma maneira de fazer a sua quota-parte. A quantidade de livros e revistas velhos já assustavam e a parede estava vazia... pois é... criou-se um espelho com esses livros e revistas.... e deu-se um grande impacto naquela parede, para além da reflexão de luz....
Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor


5.Heranças de valor sentimental
A manta de crochet bordada pela sua avó e a louça que frequentou a casa da sua mãe têm lugar na sua decoração. Encontre a melhor forma de usá-las para que todos possam vivenciar essas histórias de família. a nossa família é o nosso bem mais precioso....


Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor
Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor 


Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor


6.Aromas dão identidade
O cheiro preferido pode ser estimulante ou relaxante. Para isso, existem essências fáceis de manipular que devem ser usadas quando se entra em casa e de acordo com a ocasião. Se você gosta do cheiro do bosque, use uma essência de eucalipto ou erva-cidreira. Também pode acender um incenso ou colocar flores perfumadas. “Depois da limpeza da casa, o incenso purifica as energias”.


7.O toque da madeira
As imperfeições da madeira são perfeitas porque foram causadas pela natureza. Trincas, furos e manchas só tornam a peça mais bonita. No apartamento, os móveis ficam in natura, sem tratamento. A madeira também precisa de respirar para  manter o seu toque natural. Os bambús da parede apesar de envernizados para evitar bichos e ter resistência ao calor da iluminação, mantêm o seu aspecto natural, tal como a cadeira e banco, guardam os seus furos naturais e as suas rachaduras de prancha. O mesmo acontece com a mesinha de cabeceira em tronco e a cabeceira da cama em pinho.


Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor


Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor


Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor

8.Organização facilita o dia-a-dia
Livros e objectos de uso frequente devem ficar à mão, separados por interesse. O mesmo, processo serve para todos as cômodas, das gavetas de roupas aos documentos no escritório. O exercício de arrumar a casa ajuda a reestruturá-las mentalmente.

9.A simetria não precisa ser óbvia
Criar uma relação entre os elementos dá equilíbrio para o ambiente e o espaço fica mais leve, suave e aconchegante. No escritório (foto), o número de lustres acompanha a quantidade de prateleiras da estante, de forma a ser ainda mais fácil a identificação do que procura. Para o acesso rápido e de modo a facilitar a sua deslocação há uma pequena escada incorporada na estante. .


Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor

10.Peças únicas, feitas por você, personalizam a casa
É fundamental que a casa tenha a cara do dono e seja um espaço de experimentação. Não é preciso comprar peças caras, mas sim as que têm realmente valor pessoal.

Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor
Feito à mão por: Isabel Ferreira http://brincosartesanais.blogspot.com/search/label/brincos



11.menos é mais
Quando os espaços são apertados e abafados, as pessoas têm mais tendência para brigarem nos espaços. É importante colocar poucos móveis, principalmente em ambientes pequenos. A fluidez da circulação traz bem-estar. A proporção das peças não deve roubar espaço. Tenha apenas o que você usa e evite acumular coisas em cima da mesa ou roupas na poltrona. Os móveis estão ali para a servir e não para a atrapalhar.

12.Brinque com os sentidos
A objectos que colocamos na decoração, somos nós que os escolhemos. E, se é fundamental existirem objectos de real valor para si porque não usar na decoração brinquedos da sua infância ou até dos seus filhos facilitando a arrumação. Com isto a decoração fica mais divertida. Por isso, tire os seus brinquedos de infância das caixas ou coleccione peças engraçadas, que parecem ser o que não são. Até uma frase de efeito pode mudar o astral da casa. Bom humor faz bem.


Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor

13.Bichos para alegrar
Os animais deixam a casa mais viva e mais feliz, para além da companhia que proporcionam aos moradores. Sabe tão bem... quando vimos chateados com alguma coisa para casa....e quando abrimos a porta à alguém tão feliz por nos ver....


Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor

14.Casa quente convida a ficar
Nos dias de frio, a lareira faz as vezes do aquecedor e com bem mais charme. Os modelos portáteis podem andar pela casa. Neste caso, o bloco de aço inox foi encaixado na madeira, protegido por lã de vidro. Desta O melhor desta peça é que é ecológica, pois o combustível não queima o oxigênio. O calor transborda boas energias e aquece o seu lar proporcionando maior conforto e bem-estar. E sabe tão bem...estarmos todos juntos à lareira...


Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor


15.Hora do chá
Quer coisa mais saborosa e acolhedora do que chegar a casa e sentir o cheiro do bolo recém-saído do forno? E porque não aproveita e prepara um chá reconfortante para acompanhá-lo...em boa companhia... ainda vai saber melhor... 
16.Os revestimentos devem acolher
O cimento queimado em tom areia a revestir o chão de uma casa dá a sensação de praia. E, é um material simples, elegante e óptimo para se poder andar descalça.
17.Banho revigorante
Faça dos minutos do banho um ritual. Se fôr de banheira, coloque sais e óleos perfumados na água. Aproveite o momento para ler um livro, tomar uma taça de vinho ou colocar a conversa em dia por telefone.  Se necessitar coloque um banquinho de lado, para apoio.


Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor

18. Encontros agradáveis
Os ambientes devem estar preparados para facilitar as reuniões e receber bem os amigos, sem cerimónia. Não podem ser pequenos nem grandes demais, para as pessoas se relacionarem.

19.Resgate da natureza
Uma dose de verde é sempre indicada para dar frescura à casa. Pode ser um vaso com plantas ou flores de corte dispostas em pequenos arranjos. Ponha a sua imaginação a trabalhar e coloque as plantas que mais são do seu agrado e distribua-as pela sala, equilibradamente e consoante a sua necessidade de luz...

20.Casa em movimento
As mudanças são necessárias porque o carácter do ser humano é móvel. Sempre que lhe dê vontade, mexa na posição dos móveis, pinte as paredes com cores diferentes e troque os objectos de lugar.
21.A transparência das cortinas
Bandagens de algodão e linho são as opções da maioria de designers de interiores, quando o assunto é cortina. Esses tecidos naturais têm um toque suave e a transparência necessária para deixarem entrar a luz sufeciente, e ainda criam privacidade sem bloquear a luminosidade.


Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor

22.O som faz o ambiente
Música é boa para os ouvidos e para a alma. Seleccione as canções que mais a inspiram e ouça-as de acordo com o seu estado de espírito. Não espere uma festa para curti-las. O preparo de uma refeição pode ser a hora certa para tocar a música da sua selecção.

23.Lembranças inspiram
Fotos de família, objectos de viagem e presentes de amigos devem ficar expostos, esses elementos resgatam vínculos afetivos e remetem a momentos de alegria. Porque, o conforto da casa está naquilo que gosta e dá valor.

Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor

24.Espaço para criar
É importante reservar um canto da casa para desenvolver os seus talentos. Deixe papel, tinta, linha, agulha e outros materiais à disposição para os momentos de bricolagem da família. Além de organizar as ideias, quem sabe alguma criação não possa ser exposta na casa.


Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor
Pintado à mão  (sistema eléctrico inclusive realizado) por: Isabel Ferreira http://brincosartesanais.blogspot.com/search/label/brincos


25. Iluminação natural
Uma casa com amplas janelas é mais agradável e mais saudável. Na falta de grandes aberturas, a dica dos designers de interiores é usar espelhos, pois rebatem a luz, ampliando a luminosidade. Eles ainda propõem novas perspectivas sobre o ambiente, ângulos que a olho nú não seriam vistos.

26.Cores que animam
Pontue a sua casa com as cores que têm o seu ritmo, elas podem ser suaves ou vibrantes e estar em almofadas, lustres e vasos. Ou simplesmente, na pintura de uma parede.

27.Vento a favor
O conforto não está apenas em ter uma almofada mole. Mas, em sentir que a casa a abraça. Quando buscamos o que queremos para a casa, descobrimos quem somos. Grandes janelas proporcionam uma boa ventilação e deixam a temperatura agradável.


Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor

28.Luz indirecta acalma e cria um clima
Para relaxar antes de dormir, use abajures. A luz indirecta e difusa induz ao sono, que é regido pelo claro e pelo escuro. Duas horas antes de dormir, evite a luz branca, inclusive, da tela do computador. Prefira a amarela suave de um abajur. A luz de velas também favorece o relaxamento. Os castiçais tomam o aparador e são usados em várias situações, e não espere uma grande comemoração para acendê-las...
29. Paciência faz a diferença
O maior segredo para se ter uma casa exactamente do jeito que quer é o controlo da ansiedade. Sempre que procurar algo para a sua casa, visite feiras de antiguidades,  nos antiquáriosas as famílias vendem tudo  com paciência. A alma da casa vem do esperar. A casa deve ser como um quadro, no qual o morador compõe como quiser. Nunca deve estar pronta...

30.A energia boa do artesanal
As peças feitas à mão trazem a dedicação da habilidade de alguém. As molduras esculpidas, os móveis antigos renovados e as pinturas artesanais devem ser valorizados pela essência do trabalho.

Dicas de Decoração - Casa Feliz Cheia de Cor
Pintado: por Isabel Ferreira http://brincosartesanais.blogspot.com/search/label/brincos

1 comentários:

Ju e Lu Artes e Plantas disse...

adorei tudo parabens veja nosso bloghttp://jueluarteseplantas.blogspot.com/

Enviar um comentário