EXPERIMENTADESIGN - Lisboa
Data: De 01/06/2010 a 30/11/2011 - Lisboa
Sector: Decoração, Iluminação e Design
Entidade Organizadora: EXPERIMENTA-Associação de Promoção do Design e Cultura de Projecto
Local: Rua Cidade de Lobito, Atelier Municipal, Nº3
1800-088 LISBOA
A ExperimentaDesign Lisboa/Amsterdam é uma bienal cultural dedicada ao design, arquitectura e criatividade contemporânea e marca registada da Experimenta, uma associação portuguesa sem fins lucrativos.
A Bienal gera e apresenta projectos, conceitos e ideias originais em diferentes formatos: conferências, projecções, exposições, intervenções urbanas, workshops e debates. Realizados em vários espaços, dinamizam circuitos alternativos de visita e a descoberta da cidade anfitriã. Acontece em Lisboa e Amesterdão em anos alternados e sempre com programas distintos. A capital portuguesa, onde foi criada, acolhe a Bienal em anos ímpares desde 1999 (à excepção de 2007, cuja edição foi cancelada). Desde 2008, tem lugar na capital holandesa em anos pares.
É uma plataforma dinâmica empenhada em promover o design e a produção cultural contemporânea através da discussão, experimentação e reflexão crítica. Aposta na democratização do conhecimento e na actualização de competências, olhando a cultura como factor essencial à inovação e ao desenvolvimento socioeconómico.
O principal vector da Bienal é o design no sentido mais amplo, não apenas nas múltiplas vertentes de criação e produção, mas enquanto disciplina operativa e metodologia de trabalho. O segundo vector é a arquitectura, nas suas diferentes escalas e âmbitos.
Assumindo a cultura de projecto como eixo central numa perspectiva transversal e integradora, a ExperimentaDesign Lisboa/Amsterdam apresenta conteúdos em áreas como design industrial, arquitectura, design de comunicação, cinema, ambient design, fotografia, multimédia, sound design, light design, vídeo e artes visuais. Propicia intercâmbios, intersecções e estímulos no seio da comunidade criativa e académica, operando numa rede de colaborações e co-produções com instituições e agentes culturais, estabelecimentos de ensino, empresas e teóricos nacionais e internacionais.
Do ponto de vista institucional, tem como parceiros estratégicos em Portugal a Câmara Municipal de Lisboa, o Ministério da Cultura e o Ministério da Economia e da Inovação, beneficiando do Estatuto de Superior Interesse Cultural no âmbito da Lei do Mecenato, bem como do Alto Patrocínio do Presidente da República.
Veja Aqui, as Outras Feiras em 2011
0 comentários:
Enviar um comentário